quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Os Combustíveis: um tema motivivador no Ensino Médio

l.
Palavras Chave: combustíveis, conceitos de química, mapa conceitual.

Introdução
Não é de hoje que se verifica que ensinar conceitos
químicos partindo do cotidiano do aluno é muito mais
eficiente para a aprendizagem significativa da
Química do que aquela aprendizagem mecânica
baseada na transmissão-recepção, o que leva a uma
memorização temporária do conhecimento aprendido.
A motivação é importante para que os alunos se
interessem em aprender e com isto a aprendizagem é
muito mais significativa. São inúmeros os assuntos
que podem ser utilizados para chamar a atenção do
aluno, mas sem dúvida, os combustíveis despertam a
curiosidade dos alunos por estarem sempre em
contato com os diferentes tipos destes. Este tema
proporciona diversas abordagens diferentes com a
inserção de várias atividades para o aprendizado do
aluno. Durante o curso de Pós-Graduação Lato
Sensu da UEL, “Química do Cotidiano na Escola”, foi
desenvolvida uma monografia sobre combustíveis,
portanto, este trabalho é uma proposta de utilização
deste interessante assunto como tema motivador no
Ensino Médio.

Resultados e Discussão
Primeiramente deve ser elaborado pelo professor
de Química, através de um mapa conceitual1, um
plano de ensino a ser desenvolvido utilizando “Os
Combustíveis” como tema motivador.
Como organizador prévio propõem-se visitas a
postos de combustíveis, empresas que utilizem
fontes de energias alternativas como por exemplo, a
energia solar, a biomassa. Esta é uma estratégia
instrucional motivadora.
Este tema motivador é de tal forma abrangente
que pode ser tratado no Ensino Médio de forma
multidisciplinar, correlacionando a Química com a
Biologia (estudo das funções vitais com a produção
de energia a partir dos alimentos, da manutenção da
temperatura corpórea nos animais de sangue quente
e dos problemas ambientais como a influência da
queima de combustíveis para o efeito estufa), com a
Física (pela correlação do movimento e da energia
necessária neste fenômeno), com a Matemática (pela
resolução de cálculos de termoquímica e
transformação da variação de volume dos gases em
movimento-trabalho). Pode-se ainda relacionar a
Química com as disciplinas de Português, História e
Geografia.
São propostas algumas experiências que podem
ilustrar e ajudar na fixação de alguns conteúdos,
relacionados a este tema, visando facilitar o
aprendizado do aluno. Entre os objetivos destas
experiências estão: 1) Estudar os conceitos de
polaridade das substâncias, de solubilidade e de
densidade, aplicados no cotidiano, para controle da
qualidade da gasolina; 2) Estudar a transformação da
energia térmica (calor) em energia mecânica
(movimento-trabalho); 3) Estudar a importância da
conservação de energia no uso de combustíveis
fósseis; 4) Estudar a permeabilidade do solo e
relacioná-lo, tanto quanto possível, com a extração do
petróleo; e, 5) Simular o que ocorre durante a
perfuração de um poço de petróleo. Simulação do
Bolwout no poço de petróleo. Pretende-se com estas
atividades experimentais motivar os alunos a
correlacionar assuntos novos (de Química) com a
bagagem pessoal vinda de seu cotidiano particular.
No final de cada experimento são realizados
comentários que têm por objetivo ampliar os
horizontes de trabalho do professor com a natureza
inquisitória, carente de desafios e altamente
competitiva presentes nos alunos do Ensino Médio.

Conclusões
O uso de temas motivadores relacionados com o
dia-a-dia valoriza as idéias que os alunos trazem de
suas vivências relacionadas com a Química e outras
disciplinas. A utilização de um tema motivador tão
abrangente e tão ligado ao cotidiano dos alunos como
este, para trabalhar os conteúdos de Química, com
certeza ajudará muito mais na obtenção de
resultados em termos de aprendizagem, já que
aquela aplicação do ensino tradicional através dos
conteúdos de livros textos ou expostos pelo
professor, no qual os alunos escutam a explicação do
professor e estudam por meio de uma estratégia de
memorização repetitiva, não tem mostrado muita
eficiência. Por trabalhos já publicados pode se
observar resultados satisfatórios com a utilização de
temas interdisciplinares2-4

Por: Brenda Leite

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