quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Química é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, de suas propriedades combinatórias, de processos de obtenção, de suas aplicações e de sua identificação.
Descreve de qual maneira os elementos se juntam e reagem entre si, bem como, a energia desprendida ou absorvida durante estes transformações. A química é o estudo das transformações da matéria em oposição à física que é o estudo de seus estados.
Uma das nossas primeiras sensações no nascimento é que o mundo é cheio de coisas, cheio de matéria. A química tenta responder ás perguntas sobre a natureza da matéria. Tentamos mostrar de maneira intuitiva a diferença entre transformações químicas e transformações físicas.Somos sensíveis aos fenômenos como a luz, o calor (temperatura), a distância, o tempo, a força e quando uma combinação destes fenômenos age sobre a matéria, esta matéria é modificada de uma maneira ou de outra. Por exemplo, se eu empurro a caixinha, ela pode mudar de lugar: é uma transformação física. Tipicamente, quando matéria sofre uma transformação física como a divisão de um pedaço de queijo, o produto resultante possui as mesmas propriedades físicas: a densidade, as resistências etc ficam imutadas.No caso do queijo que foi cortado em dois pedaços, constatamos que os pedaços ainda são do mesmo tipo de queijo apesar de ser mais leves e mais fácil a ser comidos: é uma transformação física. Porém, se a matéria sofre uma transformação química, o resultado é uma ou mais substancias diferentes com suas propriedades. Uma vez comido, o queijo é atacado por diversos produtos para fornecer diversos fluidos e também energia e assim sofre uma transformação química


Por:Rayssa Coutinho

Nenhum comentário: